Under user's 2007-2017 © Copyright only the texts signed by Karinna Alves Gulias - all rights reserved. I made sure all shared contents have their respective references; if you find any without, please let me know.

Search this blog

19 May 2010

Modéstia

Nossa, hoje descobri uma das imagens mais lindas do I-Ching, a imagem da Modéstia.

A imagem da modéstia é a montanha abaixo da terra.

"A montanha é o filho mais moço do Criativo e representa o céu na terra. (...) A característica da terra é estar embaixo; por isso mesmo neste hexagrama ela é exaltada, sendo colocada sobre a montanha."

O mais lindo é:

"A lei do céu esvazia o que está pleno e preenche o vazio"

E a maneira como é feito esse movimento é através do preenchimento do que é vazio com água. Imanginemos um vale dentre duas montanhas imponentes. Ao encher de água, os vales se elevam e as montanhas diminuem.

"A lei da terra consiste em alterar o que é pleno e fluir em direção ao que é modesto; assim, as altas montanhas são aplainadas pelas águas e os vales são preenchidos."

"A montanha no interior da terra:
a imagem da MODÉSTIA.
Assim o homem superior diminui o que é demasiado e aumenta o que é insuficiente.
Ele pesa as coisas, igualando-as.
A terra em cujo interior se oculta uma montanha não deixa ver sua riqueza, pois a altura da montanha serve para compensar a profundidade da terra."

E então chegamos a um emocionante pensamento, de que nossa terra mãe, no I-Ching nomeado de Receptivo, é por baixo do véu da modéstia, uma montanha. Nossa, fiquei até emocionada com essa imagem hahahaha.

No comments: